PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENTOMOLOGIA-FFCLRP (USP)

    No início da década de 1970, os docentes Dr. Carlos Alberto Garófalo, Dr. Fernando Sérgio Zucoloto e Dra. Maria Madalena da Costa Teles, do Departamento de Biologia, começaram a discutir a possibilidade de abertura de um programa de Pós-graduação (PG) no respectivo Departamento. O principal motivo para isso era que a Faculdade (FFCLRP-USP) não apresentava nenhum programa desse âmbito em funcionamento, o que acarretava a saída dos alunos recém-formados para cursar programas de PG de outras instituições. Como a maior dos docentes do departamento dedicava-se ao estudo dos insetos e grande parte dos alunos tinha interesse nessa área, foi então dado início a criação do Programa de Pós-Graduação em Entomologia, que viria a ser o primeiro curso de Pós-Graduação da Faculdade.

    Em 1978, com o projeto quase pronto, os três professores apresentaram suas intenções para o Diretor da nossa unidade, Dr. Renato Hélios Migliorini, o qual os incentivou e sugeriu que conversassem com o Dr. Antonio Brito da Cunha, eminente professor e pesquisador do IB-USP e, naquela ocasião, vice-Reitor da Universidade de São Paulo. Com a ajuda do Dr. Renato, foi agendada uma entrevista com o Dr. Brito da Cunha e o Dr. Zucoloto incumbido de comparecer a ela.

    O Dr. Brito da Cunha argumentou, na ocasião, que o grupo de docentes do Departamento de Biologia ainda era inexperiente e com currículos pouco expressivos, dando indícios de que seria imaturo a criação de tal programa. Entretanto, o Prof. Dr. Zucoloto argumentou dizendo que se o programa de pós não fosse criado, os currículos dos docentes continuariam fracos e, dificilmente, o Departamento de Biologia conseguiria progredir ao longo dos próximos anos. Felizmente, o Dr. Brito da Cunha aceitou os argumentos e apoiou a iniciativa de abrir um curso de Pós-Graduação em Entomologia.

    Com essa etapa vencida, a Prof.ª Dra. Madalena foi a CAPES para entender melhor os detalhes sobre a possibilidade de abertura do programa de Pós-Graduação em Entomologia na Faculdade. Com respostas positivas, deu-se prosseguimento à montagem do processo, que foi submetido às instâncias competentes e posteriormente aprovado, tendo o seu início oficial como Programa de Pós-Graduação em Entomologia em 1980.

    Atualmente o programa é conceito CAPES 7, sendo um dos melhores do país no que diz respeito a formação em Entomologia. Apresenta disciplinas formadoras e qualificadas na área, ministradas por docentes de alto nível de excelência, além é claro, da promoção de um ótimo ambiente acadêmico com destaque para os grupos de discussões e seminários do Programa.

    Nestes 37 anos o Curso de Pós-Graduação em Entomologia da FFCLRP-USP sempre se manteve fiel aos seus objetivos iniciais, ou seja, ao propósito acadêmico de formar pesquisadores profissionalmente atuantes e competitivos nas mais variadas linhas de pesquisas dentro da Entomologia, dentre as quais se destacam: Biologia e Genética de abelhas; Ecologia; Evolução; Taxonomia, Sistemática e Morfologia de Grupos Recentes; Ecologia das Interações Inseto-Planta; Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas. Estas são lideradas por pesquisadores mundialmente reconhecidos e caracterizados como alguns dos mais atuantes, produtivos e entusiastas do país, que com a ajuda dos seus alunos e técnicos de laboratórios tem colocado o Programa de Pós-Graduação em Entomologia em uma posição de destaque no cenário nacional e internacional, inclusive recebendo e enviando alunos para Instituições no país e no exterior.

 

Link para a página da Pós-Graduação em Entomologia da FFCLRP: https://pgentomologia.ffclrp.usp.br

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!